segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Grand Prix Dusseldorf: Portela x Sraka - Final | @Dribles_ @Qb_7 @Reinaldo_Cruz @Assuntosdegoias @Goianao2012 @BUG_SPL

Os judocas Mayra Aguiar, Rafael Silva e Sarah Menezes deram três medalhas para o Brasil no Grand Slam de Paris. Neste domingo, Mayra (78kg) conquistou a medalha de ouro no tradicional evento francês, um dos mais importantes do Circuito Mundial e último grand slam antes do encerramento da janela de classificação para os Jogos Olímpicos Londres 2012, marcada para o dia 30 de abril.

O ouro de Mayra veio com vitória por yuko sobre a americana Kayla Harrison, campeã mundial de 2010. Na semifinal, a brasileira venceu a atual campeã mundial Audrey Tcheumeo, da França. Além do ouro de Mayra, o Brasil ganhou medalha de prata com Rafael Silva (+100kg), que foi superado por ippon na final pelo pentacampeão mundial Teddy Riner, da França. No sábado, dia 4, Sarah Menezes foi vice-campeã na categoria até 48kg.

Com o primeiro lugar na competição, Mayra Aguiar conquista mais 300 pontos no ranking olímpico e mundial. Já a prata garante 180 pontos para Rafael Silva. Sarah Menezes, Mayra Aguiar e Rafael Silva conquistaram seu segundo pódio consecutivo em 2012. Os três atletas foram medalhistas no World Masters, evento que reuniu os 16 judocas mais bem colocados no ranking mundial em janeiro. Segundo critério estabelecido pela Federação Internacional de Judô, estarão classificados para Londres 2012 os 22 homens e 14 mulheres mais bem ranqueados, no limite de um atleta por país em cada categoria.

A medalha de ouro de Mayra Aguiar foi conquistada quando restavam apenas 33 segundos para o fim da luta. Com o resultado, Mayra é a primeira brasileira a vencer o Grand Slam de Paris. Há 12 anos, Edinanci Silva conquistou o ouro no Torneio de Paris, que a partir de 2009 passou a ser considerado Grand Slam, com a criação do Circuito Mundial pela Federação Internacional de Judô. Entre os homens, Leandro Guilheiro (81kg) foi ouro no Grand Slam de Paris em 2010.

Além de Mayra e Rafael, outros cinco brasileiros entraram no tatame no Grand Slam de Paris neste domingo. Na categoria até 90kg, onde a disputa é acirrada entre Tiago Camilo e Hugo Pessanha, os dois judocas acabaram derrotados na segunda rodada. Tiago Camilo venceu na primeira luta Chingiz Mamedov (KGZ), mas foi eliminado na rodada seguinte por Robby Van Laarhoven (NED). Hugo Pessanha bateu na primeira luta Valentin Radu (ROU), por ippon, mas perdeu por wazari para Dae-Nam Song (KOR).

Em outro peso onde a luta pela vaga olímpica é bastante disputada, Luciano Corrêa e Leonardo Leite, no meio-pesado, também não avançaram na competição. Luciano superou por ippon Jason Koster, da Nova Zelândia, mas perdeu por ippon para Ramziddin Sayidov, do Uzbequistão. Já Leonardo Leite perdeu por ippon para Mael Le Normand, da França. No peso pesado, Daniel Hernandes foi vencido na estreia por wazari pelo francês Matthieu Thorel.

No total, 584 judocas de 94 países participaram do Grand Slam de Paris. O Brasil ficou na quinta colocação no quadro geral de medalhas, atrás de Japão, França, Mongólia e Uzbequistão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Pesquisar este blog